segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Dragão Brasil & Stranger Things: Fazendo a alegria dos aficionados


A Dragão Brasil foi uma revista de RPG brasileira que fez a alegria de muita gente durante os anos 90 e os primeiros anos de 2000. Uma das coisas que a Dragão Brasil fazia constantemente era adaptar conteúdos da cultura para versões jogáveis e assim coisas que estavam famosas podiam virar capa da Dragão Brasil e você tinha a chance de entrar na pele daqueles personagens. 

Veio então o lançamento da maravilhosa série Stranger Things, que caiu no gosto do povo com todas as referências aos anos 80. Até o marketing da coisa foi super engenhoso e surpreendente, como por exemplo os macabros comerciais da Xuxa feitos pra série. E em meio a tanto falatório é lógico que os fãs iam começar a brincar com montagens. 

Entre elas surgiu uma que chamou a atenção de muitos rpgistas. Uma imagem da Dragão Brasil tendo Stranger Things como matéria do mês e usando o sistema 3D&T para adaptar a coisa. É lógico que o negócio não demorou para se espalhar.



Porém, a surpresa maior foi que a repercussão foi tão alta que atingiu os próprios editores da Dragão Brasil, que começaram a receber mensagens. Mas a surpresa maior de todas é que os caras se uniram e adivinha só? LANÇARAM DE VERDADE A REVISTA! 


O lançamento foi em versão digital, mas ainda assim com todo o formatinho que tanto conhecemos, um texto no começo da revista, uma adaptação para 3D&T com regras próprias para esse universo como era comum de acontecer nas adaptações, uma pequena matéria sobre o RPG Tormenta, adaptando o Demogorgon para aquele universo medieval da editora e uma despedida de fazer chorar. 

Os personagens de Stranger Things se dividem em três categorias, crianças, adolescentes e adultos. Sendo que quanto mais jovens, menos pontos tem para criar sua ficha de personagem, que já é limitadíssima em relação a personagens comuns de 3D&T, isso porque a coisa aqui é mais realista e assim abandonam o padrão anime. 

 Para compensar os personagens mais jovens, existem os Pontos de Destino, que podem ser usados durante a aventura para fazer mudanças radicais na trama. 

Dar viradas mirabolantes na história e retirá-los de situações ruins. Outra coisa maneira é que os pontos de experiência podem ser gastos no lugar de pontos de destinos, então ao invés de você evoluir o personagem, pode usar essa experiência pra invocar essas habilidades. Entre as novas regras, temos uma para algo chamado "Nicho", que garante que cada personagem terá suas habilidades limitadas a o que ele é. 

Desse modo, não basta ser adulto para você ter Força 2, você precisa fazer parte do Nicho que garante que seu personagem tenha habilidades relacionadas a aquilo, e isso também serve para uma lista de vantagens restritas a quem tem o nicho delas. 



É um RPG de terror bem bacana e uma surpresa muito agradável. Para quem tem amigos para jogar RPG com certeza vale a pena dar uma conferida, lembrando que algum conhecimento do sistema 3D&T é pré-requisito e as regras presentes são apenas complementares.

 Boa aventura!

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